Se as suas preferências de aprendizagem são multimodais, então pertence ao grupo da maioria das pessoas, qualquer coisa como cerca de cinquenta a setenta por cento da população.
Ter múltiplas preferências de aprendizagem é interessante e pode ser bastante diversificado. Por exemplo, pode ter fortes preferências V e A ou R e K, ou pode ter três preferências fortes como VAR ou ARK. Algumas pessoas não têm nenhuma preferência forte em especial e as suas pontuações são quase iguais para os quatro modos. Uma aluna, por exemplo, teve os seguintes resultados: V = 9, A = 9, R = 9, e K = 9. No entanto referiu que se adaptava facilmente ao modo que estivesse a ser utilizado ou que fosse necessário. Se o professor ou o supervisor preferissem um modo de ensino baseado na escrita ela ajustava o seu modo de aprendizagem e de resposta a esse estilo.
Por isso, ter múltiplas preferências pode dar-lhe a possibilidade de utilizar dois, três ou quatro modos de interação com os outros. Algumas pessoas até admitem que, quando querem aborrecer alguém, usam um modo diferente daquele que é o preferido por essa pessoa com quem estão a interagir. Por exemplo, podem pedir uma argumentação por escrito, sabendo que a outra pessoa prefere claramente usar a via oral. Um fator positivo para as pessoas com preferências multimodais é que podem optar por combinar ou alinhar o seu modo ao que for mais significativo para quem as rodeia.
Se tiver duas preferências dominantes ou iguais, leia, por favor, as estratégias de estudo que se aplicam a essas duas opções. Se tiver três preferências dominantes leia as três listas que se aplicarem. Aqueles que identificaram quatro devem proceder da mesma forma. Terá, portanto, que seguir duas, três ou quatro listas de estratégias. Um dado interessante revelado pelas pessoas com preferências multimodais é que estas necessitam de utilizar mais do que uma estratégia para aprender e para comunicar. Sentem-se inseguros usando apenas um modo. Por outro lado, aqueles em que se identifica uma única preferência, muitas vezes têm “sucesso”, utilizando o conjunto de estratégias que se alinham com essa preferência em particular.
A investigação tem destacado algumas diferenças entre os que são multimodais, especialmente entre aqueles que escolheram menos de 20 opções no questionário e os que escolheram mais. Se escolheu menos de 20 opções, talvez deva considerar a sua pontuação mais elevada como a sua preferência principal – quase como se fosse uma única preferência. Provavelmente é mais determinado do que os que escolheram mais de 20 opções.